Como convencer a diretoria a contratar uma agência de marketing digital

Como convencer a diretoria a contratar uma agência de marketing digital

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Você é o gerente ou diretor de marketing de uma empresa e entende a importância de investir em propaganda e contratar uma Agência de Marketing Digital para alcançar bons resultados, mas a diretoria não está muito convencida disso. Então, o que fazer para convencê-la?

Saiba que você não está sozinho nessa empreitada e que muitos gestores de marketing passam pela mesma situação. Algumas vezes, a alta gestão enxerga esse tipo de investimento como um gasto, sobretudo em períodos de crise econômica. Mas é justamente aí, que o marketing digital pode fazer a diferença diante da concorrência.

Ter uma boa estratégia e um planejamento bem estruturado é fundamental para qualquer empresa que deseja obter sucesso nas vendas e na captação e fidelização de clientes online. Afinal, a empresa deve estar onde o cliente está. Não é mesmo? Mas nem sempre o gestor consegue, sozinho, dar conta de realizar todas essas tarefas.

Nesse caso, é importante que você saiba apresentar bons motivos pelos quais valha a pena para a empresa contratar uma agência de marketing digital. Se você quer entender como fazer isso, continue lendo este artigo, pois temos dicas valiosas para ajudar você a convencer seu chefe de uma vez por todas sobre a importância de contratar esse serviço.

Você vai encontrar neste texto:

  1. Sinais de que sua empresa precisa contratar uma agência de marketing digital
  2. Argumentos que você pode usar para convencer a diretoria a investir nesses serviços

Sinais de que sua empresa precisa contratar uma agência de marketing digital

Muitas vezes, a diretoria de uma empresa não está disposta a fazer algum investimento a mais no setor de marketing, ou por acreditar que já está funcionando suficientemente bem, ou por não achar que vai gerar resultados efetivos e, portanto, não é prioridade. Porém, há alguns sinais que mostram se a empresa precisa ou não contratar uma agência. E é importante que o diretor ou gerente de marketing esteja atento a eles. Veja:

1. Você não consegue executar seu planejamento

Sua equipe de marketing até possui um planejamento bem estruturado, mas com a rotina comercial e as demandas chegando a todo momento, alguns canais começam a ficar desatualizados e sua equipe vai ficando sobrecarregada. Assim, todo o planejamento que foi feito acaba parado e os resultados começam a desaparecer.

2. Você não vê os resultados daquilo que executou

Imaginemos que, na melhor das hipóteses, mesmo sobrecarregada, sua equipe consiga executar o planejamento. Ainda assim, você não vê os resultados efetivos para todo esse trabalho. Suas páginas recebem poucas interações e a quantidade de leads gerados é muito pequena em relação ao investimento feito. Talvez seja a hora de buscar ajuda de uma agência de marketing digital. Não acha?

3. Você sente que não tem as habilidades necessárias

Pensar que você não tem as habilidades necessárias para executar sozinho determinada tarefa não significa que você não é um bom profissional. Como muitas outras áreas, o marketing digital também precisa de atualização constante. Quem trabalha nesse setor sabe que surgem novidades o tempo todo e nem sempre o gestor de marketing tem tempo para se atualizar no mesmo ritmo. Por isso, por que não pedir ajuda?

4. Você não tem uma equipe para executar o planejamento

É possível que você já tenha uma equipe de marketing, mas todos estão focados em outras prioridades e não há colaboradores voltados especificamente para o marketing digital. Talvez também não exista a possibilidade de contratar pessoal para executar seu planejamento, seja por falta de verba, espaço, ou por qualquer outro motivo.

Uma agência de marketing digital possui uma equipe pronta para ajudar você nesse ponto. Ela conta com profissionais especialistas em inbound marketing e conteúdo, analistas de mídia de performance, de mídias digitais, de design, de programação, enfim, ela tem tudo o que sua empresa precisa para fazer marketing digital de qualidade.

Argumentos que você pode usar para convencer a diretoria a investir nesses serviços

Se você identificou esses sinais e acredita que está na hora de conversar com seu chefe sobre a necessidade de contratar uma agência de marketing digital, veja alguns argumentos que você pode utilizar:

1. Presença online

É bem comum ouvirmos por aí que “quem não está na internet não existe”. Para além do caráter excludente dessa colocação, no caso de um negócio ela é bem verdadeira. O marketing digital oferece muitas possibilidades de crescimento para as empresas e, cada vez mais, os clientes estão utilizando esse ambiente para consumir produtos e serviços e falar sobre o que consomem.

No entanto, se a presença digital da empresa não for cuidadosamente pensada e monitorada com frequência, é possível que estar na rede não seja suficiente para gerar negócios. Assim, quem melhor que uma agência especializada nesse assunto para cuidar da presença online da sua empresa?

2. Melhoria na promoção das vendas

Uma estratégia digital bem planejada e executada pode aumentar as vendas e esse é o melhor argumento que você pode usar para que a diretoria pense em contratar uma agência de marketing digital. Criação de relacionamento com potenciais clientes, geração de leads, aumento do tráfego no site e diálogo constante entre cliente e a área comercial são apenas alguns benefícios proporcionados por esse serviço que podem auxiliar nas vendas.

3. Engajamento e fidelização dos clientes

O marketing digital possibilita ainda que a empresa conheça um pouco mais o mercado e o seu potencial cliente, crie personas e entenda melhor os hábitos de consumo de cada uma delas. Isso tudo contribui para que ela possa oferecer ao cliente o que ele precisa.

Essa aproximação ajuda a fidelizar o cliente à marca, uma vez que ele se torna não apenas comprador, mas também defensor do seu negócio, podendo indicá-lo para outros usuários. Por isso, criar relacionamento e manter uma comunicação sólida após a compra é fundamental. E o marketing digital está aí para ajudar nesse sentido.

4. Mensuração de retorno

O marketing digital permite ainda que os resultados sejam medidos e monitorados. Isso possibilita que a empresa avalie onde deve fazer mais investimentos. Nesse ambiente, absolutamente tudo é mensurável, basta que os KPI’s (Key Performance Indicator) sejam bem definidos e que você tenha as ferramentas e o conhecimento certos para medi-los.

Google Adwords e Facebook Ads são apenas algumas dessas ferramentas de anúncios que são capazes de gerar relatórios completos para ajudar a convencer seu chefe. É uma forma bastante visual e simples de mostrar a ele os benefícios desse investimento.

5. Sair na frente da concorrência

Uma boa forma de convencer a diretoria da importância de investir em marketing digital é mostrar que a concorrência já está lá, e provavelmente não está de qualquer jeito. Explique que pequenos investimentos nessa área já conseguem gerar benefícios surpreendentes, sem comprometer grande parte do orçamento. Caso o seu concorrente ainda não esteja investindo em presença digital, mostre que é fundamental sair na frente para inovar no mercado.

6. Ter a estratégia certa para a empresa

Ter em mente que nem toda estratégia que dá certo para uma empresa, pode ser a melhor opção para o seu negócio provavelmente é algo que você já faz. Mas é preciso deixar claro para o seu chefe que é fundamental investir em novas estratégias até encontrar aquela que vai gerar os melhores resultados. Identificar isso não é tarefa fácil, mas sabe quem pode fazer isso por você? Uma boa agência de marketing digital. É claro!

7. Por dentro das tendências

Por fim, busque explicar à diretoria que o marketing digital pode facilitar o reconhecimento de possíveis tendências do setor e, só por isso, colocar a empresa à frente de muitos concorrentes. No ambiente online, será possível identificar os principais temas a serem abordados e escolher quais hashtags utilizar para sair na frente na hora de estabelecer uma comunicação com seu público online.

Ainda tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico de marketing digital para sua empresa!


Thaís Siqueira
Jornalista

2 Comentários

  1. Evy Abrahão disse:

    OLá. Fiquei muito interessado pelo seu post.Vou acompanhar ! Seu blog é TOP. Este tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !

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