Funil de vendas e o porquê de nem todo cliente ser igual. Saiba como aplicar o funil de vendas para sua empresa.

Funil de vendas e o porquê de nem todo cliente ser igual.

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O que leva um consumidor a efetuar uma compra? Impulso? Convicção? Desconto? Credibilidade da marca? As origens da conversão em vendas são várias e é por isso que os clientes não devem nunca serem vistos como uma massa homogênea e sem vontades. É preciso encontrar o motivo que leva cada pessoa a fazer suas escolhas e em que momento que isso acontece.

É aí que entra em cena a ideia do funil de vendas aplicado ao marketing!

Essa estratégia consiste no acompanhamento do processo de busca, consideração e tomada de decisão do indivíduo.

O funil que vamos abordar aqui é dividido em três partes: topo, meio e fundo. É importante identificar em que etapa dele cada pessoa do seu público-alvo está.

Você vai encontrar neste texto:

  1. Etapas do funil de vendas
    • Leads e captação
  2. Como a TRATO te ajuda a fazer o seu negócio crescer

ETAPAS DO FUNIL DE VENDAS

TOPO

Logo na entrada e maior parte da ferramenta é que se encontra a maior quantidade de pessoas. Quem está no topo é um visitante que caiu nas suas redes sociais, blog ou site a partir de um anuncio, busca orgânica ou conteúdo. Ele não está buscando fechar um negócio ou realizar uma compra. O que ele quer é tirar uma dúvida ou confirmar uma informação.

Neste primeiro momento de contato ele deve perceber a sua empresa ou marca como alguém de confiança com responsabilidade e qualidade nas informações. Você deve trabalhar nesta etapa com a ideia de formar uma memória positiva do seu nome.

É importante que o indivíduo fique com a lembrança de que você o ajudou em um momento de dúvida. Aqui não é a hora de falar sobre o seu produto. Ofereça um conteúdo rico e que mostre caminhos para a solução de problemas que ele às vezes nem tem consciência de que tem ou que precisam ser resolvidos.

A maior parte dos seus conteúdos e anúncios produzidos deve estar aqui. Para conquistar novos clientes é preciso se fazer conhecido!

Leads e captação

O indivíduo que conheceu você e até se cadastrou para receber um contato seu ou mais conteúdo diretamente, merece atenção. Ele demonstrou interesse em saber mais sobre o assunto a partir de você, que está se fazendo perceber como autoridade nele.

Para captar estes contatos, é importante criar uma Call to Action (CTA) ou Chamada para Ação. Mas o que é isso? Um botão para cadastro na newsletter, download de e-book, template gratuito enviado por email, autorização de contato por WhatsApp.

Estas chamadas para ações devem ser feitas de acordo com o objetivo da sua estratégia. O que você deseja? Mais visitantes? Mais downloads? Mais vendas? Se você não sabe o que busca, é preciso parar tudo, elaborar e estruturar uma estratégia de marketing antes de começar qualquer ação do tipo. Caso não, você estará gastando dinheiro, tempo e atenção sem saber que resultados vai obter.

MEIO

Agora que o indivíduo já autorizou este contato mais direto, ele é um lead qualificado e que sabe que pode vir de você a ajuda com dicas, técnicas e orientações para o que precisa. Ele tem ciência de que tem um problema e está trabalhando em busca da solução. Neste momento é que ele começa a considerar você como alguém que pode fazer isso por ele.

Não foram todas as pessoas do topo que chegaram até aqui, no meio do funil de vendas, mas quem o fez deve ser visto como um potencial cliente que tem que ser nutrido de conteúdos valiosos.

Aqui você já pode falar um pouco sobre seu produto, serviço ou empresa, mas indiretamente. Conte cases de sucesso e use exemplos de estratégias e ações que você elaborou ou realizou e que resolveram problemas semelhantes aos que a pessoa tem.

Aqui ela deve perceber em você a figura que vai ajudá-la.

FUNDO

Quem chegou ao fundo do funil já está consciente de que você é quem o ajudará a solucionar os seus problemas. Aqui o indivíduo já te deu várias informações sobre ele em troca dos conteúdos que você foi disponibilizando nas etapas anteriores. Email, telefone, idade, gênero, estado civil, escolaridade, profissão, renda e interesses são alguns dos dados valiosos que você veio captando conforme a sua estratégia e, neste momento, usa-los mais do que nunca para criar um material direcionado.

As comunicações com esses possíveis clientes já tocam mais diretamente nas suas dores, mostrando o que ele está fazendo de errado e como você é quem irá ajuda-lo e trazer mais resultados.

Esses leads já podem, inclusive, ser contatados pela sua equipe de vendas que apresentará mais diretamente o seu produto, ofertas e preços, para assim fechar o negócio.

Dá trabalho, não é mesmo? E isso não é tarefa para uma pessoa só!

COMO A TRATO TE AJUDA A FAZER O SEU NEGÓCIO CRESCER

Uma agência de marketing traçará uma estratégia individualizada para cada cliente. Quem contrata um serviço assim tem profissionais especializados como Diretor de Arte, Redator, Atendimento e Planejamento trabalhando em equipe para a sua marca, algo que sai muito mais barato do que a contratação individual destes.

Aqui na TRATO nós trabalhamos de forma consultiva e planejada com ações focadas na geração e análise de resultados. Acreditamos que cada empresa precisa ter uma estratégia específica de acordo com seus recursos financeiros e humanos, e com isso, desenvolvemos as ações para o seu público-alvo com o objetivo de crescimento, integrando novas formas de comunicação, mídias e ferramentas digitais.

Tem alguma dúvida? Quer saber mais? Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico de marketing para sua empresa!

 

 

Pesquisa e redação: Debb Cabral

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