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Inbound Marketing – um imã de resultados!

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Chegou a hora de saber como alcançar mais clientes com o Inbound Marketing

Se você gerencia uma página na Web ou Rede Social para um negócio, já deve ter notado o declínio do alcance orgânico de certas publicações, não é?

Isso acontece porque há informação demais sendo freneticamente publicada na internet, o que torna a visibilidade no Feed algo extremamente competitiva e os algoritmos das Mídias Sociais tentam mostrar às pessoas apenas o conteúdo que é mais relevante para elas, em vez de mostrar todo conteúdo que é postado.

É normal ficar preocupado com a queda na quantidade de internautas que visualizam seu conteúdo, mas há uma forma de neutralizar esse problema: direcionando o seu conteúdo ao público certo através do Inbound Marketing!

Neste Blog,  iremos te apresentar a estratégia de Inbound Marketing e mostrar como usá-la para atrair resultados a partir dos seguintes tópicos.

Então, confira!

  1. O que é Inbound Marketing?
  2. Se é para fazer Inbound Marketing, por onde começar?
  3. Etapas do Inbound Marketing

O QUE É INBOUND MARKETING?

Sabia que 73% dos brasileiros pesquisam na internet antes de tomar uma decisão de compra?

Considerando o modo como estamos sobrecarregados de informação e ao mesmo tempo privados de ver o que é publicado na íntegra em nossa timeline, o consumidor passa a enfrentar dificuldades para encontrar o  que de fato deseja, e acaba se frustrando tanto quanto quem não consegue alcançá-lo organicamente.

Para minimizar este problema, é preciso que você seja seletivo e preste atenção ao conteúdo que divulga para atingir da melhor maneira ao público certo.

Com isto em vista, no Marketing Digital há uma estratégia com a intenção de atrair e converter clientes através do compartilhamento de conteúdo relevante e de qualidade, a qual chamamos de Inbound Marketing.

O método de Inbound Marketing busca resolver de maneira prática os problemas das pessoas, entregando aquilo que de fato lhes interessa.

Ao receber o conteúdo que procurava, o prospect (internauta que demonstra interesse em solucionar uma dificuldade pesquisando sobre determinado produto ou assunto na internet) passa a permitir uma aproximação com a empresa ou negócio que ofereceu a solução que buscava, o que facilita a construção de uma comunicação sólida, que pode ser convertida posteriormente em venda.

SE É PARA FAZER INBOUND MARKETING, POR ONDE COMEÇAR?

Estamos acostumados a ver no Marketing convencional os anúncios serem distribuídos por meio de panfletos, outdoors, rádio e televisão, atingindo um círculo generalizado de pessoas.  Dependendo de como essa estratégia é guiada, as informações propagadas podem ou não atingir a quem realmente se destina a mensagem.

O Inbound Marketing, por sua vez, segmenta muito bem o seu público e centraliza todas as ações aos interesses do cliente no meio digital. Estabelecendo uma relação amigável ao demonstrar que o objetivo da estratégia é ajudá-lo e não apenas “comprá-lo”.

Ao trabalhar na produção de conteúdo realmente valioso e de qualidade para o cliente, o material produzido deve ser encontrado e consumido facilmente por ele. Em razão disso, o método do Inbound direciona suas ações à principalmente sites e blogs.

É por isso que é muito importante que você tenha um site se deseja utilizar o Inbound Marketing para as suas estratégias, pois assim, através do uso de Landing Pages ligadas a sua página, você conseguirá atrair visitantes, convertê-los em Lead e sustentar o contato para manter o potencial cliente interessado em sua marca.

Mas vamos ao que interessa..

ETAPAS DO INBOUND MARKETING

Se você já providenciou ou tem um site, agora está pronto para dar “Start” em suas ações.

Se o Inbound Marketing disponibiliza um conteúdo diretamente centralizado nas necessidades e desejos do seu cliente, o primeiro passo nada mais é que conhecer muito bem o seu público alvo!

Afinal, como você irá estabelecer uma relação duradoura e de confiança com o cliente se não entende como agregar valor ao que ele busca?

Sendo assim, o conteúdo elaborado deve estar de acordo com quem é o cliente perfeito para o seu negócio.

Para isso você precisa se perguntar:

“Quem são os meus clientes e o que eles fazem?”

É a partir da análise do perfil do seu público específico que é possível produzir materiais certeiros e o cliente que deseja atingir será devidamente atraído. Desta forma, criar uma persona pode te ajudar, tanto a entender o seu público quanto a definir o cliente ideal e suas características principais.

Dando prosseguimento:

Persona

Persona é um perfil fictício criado a partir de dados reais, sendo utilizado para representar o cliente ideal. Ao imaginar uma pessoa com as características do comprador ou usuário típico que deseja atingir, fica muito mais fácil direcionar os temas dos conteúdos e guiar o Marketing Digital através do Inbound Marketing.

Então, quando for elaborar uma Persona, pense na história pessoal, motivação, objetivos, desafios e preocupações dela.

Acredite, isso fará toda a diferença para conduzir suas estratégias de conteúdo com Inbound Marketing.

 

Funil de Vendas

Após a definição da Persona, estabelecemos o Funil de Vendas, uma das etapas mais importantes no Inbound Marketing. Porque é ele que irá orientar os caminhos que uma pessoa irá percorrer até se tornar seu cliente e fechar uma venda.

Para saber mais sobre o Funil de Vendas confira nosso artigo:

FUNIL DE VENDAS E O PORQUÊ DE NEM TODO CLIENTE SER IGUAL.

 

Com o Funil de Vendas decidido, o Inbound Marketing  segue uma sequencia lógica onde para se ter sucesso na estratégia e preciso passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar

  • Atrair

A partir da oferta do conteúdo de valor é feita a primeira etapa para chamar a atenção das pessoas. Para atrair as pessoas, é preciso apresentar a solução de suas dores, seja ela: eBooks, vídeos, infográficos ou áudios, por exemplo.

  • Converter

Após atrair prospects é hora de pedir informações úteis para estender a comunicação, como telefone, e-mail e cargo. Assim você poderá  segmentar as pessoas contatadas e as qualificar para se tornarem Leads.

  • Relacionar

Nesta fase, educar e manter o Lead encantado é essencial, pois é partir deste momento que ele estará inclinado a concluir a venda. Então estabelecer uma relação de confiança já será meio caminho, tanto para conseguir esse cliente quanto mantê-lo na base.

  • Vender

Após se relacionar devidamente com o Lead, é hora de eliminar dele qualquer dúvida de que você tem o que ele precisa e fechar a venda. Mas tão importante quanto vender, é preciso lembrar que o Pós-venda também deve ser estabelecido para a manutenção da confiança e fortalecimento da sua marca.

  • Analisar

Se todas as etapas anteriores foram seguidas, por fim é preciso analisar o desempenho de sua campanha e avaliar se alguma alteração precisa ser feita. Lembre-se, detalhes fazem toda a diferença para o sucesso de estratégias.

 

Possui alguma pergunta sobre Inbound Marketing que sempre quis fazer, mas não sabe a quem perguntar? Acesse o link e converse com nosso especialista!

Texto produzido por: Brena Souza

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