Marketing médico - saiba como converter mais pacientes

Marketing Médico – Saiba como converter mais pacientes

Um Blog para o Dia do Blog
30 de agosto de 2019
Motivos para adotar um CRM de vendas
19 de setembro de 2019

Marketing Médico tudo sobre criar valor ao paciente

Olá, Doutor! Tudo bom?

Sabemos que hoje já são mais de 470 mil profissionais da saúde competindo por espaço no mercado de Medicina. E lamento informar, mas o médico empreendedor que não investir em Marketing Médico Digital será engolido pela concorrência.

Mas calma! Não deixaremos sua clínica ou consultório ir à óbito!

Reunimos neste artigo os principais pontos que você precisa saber para fortalecer a marca e atrair mais pacientes através do Marketing Médico Digital.

Aqui você encontrará:

1. O que todo médico precisa saber sobre Marketing Médico Digital

2. Seguindo as normas do Conselho Federal de Medicina

3. Marketing de saúde, o bom atendimento como seu maior diferencial

4. Como a Trato transformou a Docctor Med Belém na 5º maior clínica franqueada do Brasil?

O QUE TODO MÉDICO PRECISA SABER SOBRE MARKETING MÉDICO DIGITAL

Com o a ascensão cada vez maior da internet, o comportamento do paciente mudou e a forma de clínicas e médicos devem chegar até ele também.

As recomendações por catálogos e indicação ainda são meios muito utilizados para obter mais consultas, mas hoje, o marketing digital para médicos é algo extremamente vantajoso, para atrair mais pacientes e reter os atuais.

A gestão de marketing digital para clínicas é imprescindível para manter a saúde do sucesso do estabelecimento

Segundo a plataforma DeepAdvantage, as buscas dos brasileiros apresentam alguns números importantes: 68% estão relacionadas com remédios, 45% referem-se a unidades hospitalares e 41% sobre as experiências de outros pacientes.

81% dos pacientes consideram um profissional de saúde com presença online ativa melhor do que os demais.

E 57% dos pacientes afirmam que as redes sociais afetam fortemente suas decisões na hora de receber um tratamento.

Com esses dados percebemos que se você almeja mais resultados para ampliar o número de pacientes a presença digital é um fator decisivo.

Colocar em prática as ações de divulgação, através de estratégias de Marketing Médico Digital, agregar valor à sua clínica em 4 pontos essenciais:

  • Aumento da autoridade da marca
  • Conquista mais oportunidades para a clínica
  • Fideliza os pacientes
  • Aumenta o número de consultas
  • Mais visibilidade

Entre as principais estratégias para planejamento de Marketing Digital para Profissionais da Saúde estão:

  • Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing
  • Campanhas de E-mail Marketing
  • Distribuição de conteúdo Redes Sociais
  • SEO

SEGUINDO AS NORMAS DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

Agora que você compreende que suas Mídias Sociais devem estar a fortemente veiculadas, alguns pontos devem ser destacados na hora de fazer propaganda.

O Conselho Federal de Medicina elaborou o Manual de Publicidade Médica.

Seja qualquer peça ou campanha de marketing médico, é preciso seguir as normas do Conselho. Para ver na íntegra as PROIBIÇÕES, baixe o Manual aqui.

MARKETING DE SAÚDE, O BOM ATENDIMENTO COMO SEU MAIOR DIFERENCIAL.

A saúde é o bem mais valioso que uma pessoa possui, e isso é indiscutível.

Com um sistema público de saúde decadente (apesar de ser um dos melhores projetos de saúde pública do mundo), no Brasil, é constante a procura pela prestação do melhor serviço possível (e também que esteja a um preço acessível). Mas e as instituições de saúde? O que devem fazer para atrair esse cliente?

A começar pelo bom atendimento. Sim, este pode ser o maior diferencial.

  • A instituição próxima do cliente

Em pesquisa recente da Mckinsey demonstram que os pacientes esperam que todas as instituições de saúde possam:

  1. Atender bem o paciente;
  2. Cumprir com as expectativas do serviço;
  3. Facilitar a vida;
  4. Oferecer um grande valor em termos de serviço.

Sendo assim, existem três pilares que devem nortear qualquer estratégia de marketing de saúde, que são: a Humildade, a Holisticidade e a Humanidade.

É claro que o profissional de saúde possui a informação que o cliente procura, mas essa informação é muitas vezes partilhada de forma rápida, técnica, complexa e focada nos aspetos físicos, o que prejudica muito a sua compreensão, e aí, esbarra em um dos maiores desafios do Marketing de Saúde hoje, a aproximação da instituição com seu cliente.

Aqui não defendemos uma “prostituição da saúde”, como relacionou certa vez uma cliente, há uma dosagem para tudo, mas tentar chegar a uma linguagem mais clara possível para a pessoa que se quer alcançar.

Pois, segundo um estudo sobre os consumidores de prestadoras de serviços de saúde nos EUA, a principal prioridade para os pacientes é o atendimento personalizado, incluindo uma comunicação clara e sensível.

Mas como fazer esse atendimento personalizado?

Não é uma tarefa simples. É estritamente necessário o alinhamento entre toda a equipe.

Soluções digitais são as mais buscadas hoje em dia para causar essa aproximação. Só para se ter uma ideia, cerca de 72% das pessoas que acessam a internet buscam informações sobre questões médicas. E 70% dos pacientes julgam importante conseguir marcar, alterar ou cancelar os procedimentos pela internet. Uma solução, que causa a redução do tempo médio de atendimento e de custos com o agendamento.

E as redes sociais?

Aí podem estar grandes aliadas ou grandes inimigas. É preciso dosar! Não basta apenas criar uma página no Facebook ou no Instagram e ir postando o que der na cabeça. Não, calma! É necessário planejamento, estratégias e alinhamento com o atendimento desse “cliente virtual” (se é que pomos o chamar assim), que busca cada vez mais a internet para auxiliar seu acesso à informação, e que pode, por meio de um atendimento personalizado, objetivo e claro, ser convertido em cliente fixo.

Não esqueça, o cliente é antes de tudo uma pessoa, e como tal é essencial conhece-lo, definir grupos, mas não padronizar.

É notável que a área de saúde está rapidamente se apoderando das ferramentas digitais para procurar atingir o seu e novos públicos.  Um desafio enorme desse setor, que requer um trabalho específico, muito cuidadoso, que tem vários parâmetros de ética, de situações que em outros setores não são tão comuns.

No entanto é fundamental se adequar e investir no atendimento, seja ele virtual ou presencial, um time que caminha junto, ganha junto!

COMO A TRATO TRANSFORMOU A DOCCTOR MED BELÉM NA 5º MAIOR CLÍNICA FRANQUEADA DO BRASIL?

Com o SUS sobrecarregado e mais de 1,9 milhão de brasileiros perdendo seus planos de saúde, sabemos muito bem que na hora de escolher uma clínica alternativa, a grande objeção dos pacientes é quanto ao preço de consultas e exames.

A Trato tem muito interesse e experiência em trabalhar com profissionais da Saúde que estão sempre em busca de melhores resultados.

Das empresas de alta performance que entregamos grandes soluções, nos orgulhamos em citar a Docctor Med.

A Docctor Med Belém é uma clínica médica que faz parte de uma rede nacional de franquias completa com diversas especialidades. Preocupada em cuidar da saúde do paciente, oferece consultas, exames laboratoriais e de imagem, procedimentos clínicos e estéticos com preços populares.

A parceria se deu pela necessidade de aumentar a presença nas Redes Sociais a partir da criação de conteúdo, autoridade no ramo, reconhecimento da franquia e direcionamento do sistema de busca do Google para o site da empresa.

Ajudamos a Docctor Med Belém a fazer o salto de escalar a franqueada, na época iniciante para a 5º maior do Brasil e alcançamos 10K de seguidores orgânicos no Instagram em 1 ano através do planejamento e criação de campanhas patrocinadas de Google ADS e Facebook ADS, otimização SEO, melhoria das vendas, aumento do engajamento, aumento na produção de conteúdo rico, vídeos institucionais, e muito mais.

Se você tem uma clínica ou consultório, o Marketing Médico é a solução mais adequado às suas necessidades, chame gratuitamente um de nossos consultores aqui. Vamos pensar juntos nas melhores estratégias para o seu cenário.



Texto produzido por: Brena Souza



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pedir Orçamento