Motivos para adotar CRM de vendas | Otimize suas ações nas áreas de Marketing, Vendas e Atendimento através do CRM

Motivos para adotar um CRM de vendas

Marketing Médico – Saiba como converter mais pacientes
6 de setembro de 2019

Otimize suas ações nas áreas de Marketing, Vendas e Atendimento através do CRM 

CRM

Você sabe o significado desta sigla?

Do inglês, Customer Relationship Management, sua tradução em português é Gestão do Relacionamento com o Cliente.

CRM trata-se de uma ferramenta de gestão, que permite o setor de marketing e vendas adotar uma abordagem que centraliza suas ações àquilo que o cliente de fato precisa, antecipando suas necessidades através de um atendimento sistematizado.

Mas você deve estar se perguntando: “Será que um CRM pode realmente impactar os resultados das vendas da minha empresa?”.

A resposta é sim!

E este Blog nasceu justamente para te mostrar o porquê.

Priorize, rastreie, monitore seu Funil de Vendas e feche mais negócios através do CRM.

Instalar um CRM às estratégias de um negócio traz alguns benefícios muito importantes. Vamos conhecer cada um deles?

Leia a seguir sobre:

  1. O que é CRM?
  2. Benefícios do CRM
  3. Como o CRM funciona na prática?
  4. Tipos de CRM: Marketing, Vendas, Suporte

O QUE É CRM?

Antes de tudo te faço a primeira reflexão: Qual o elemento principal que norteia qualquer negócio?

Se sua resposta foi cliente, então Ding! Ding! Ding!

Acertou em cheio!

Seja qual for o produto ou serviço é preciso que exista alguém que se interesse em comprá-lo, não é mesmo?

Existem N maneiras de lidar com o cliente, mas como monitorar o relacionamento das pessoas com a sua empresa nos meios digitais e ao mesmo tempo otimizar as vendas? 

Como dito anteriormente, CRM é uma ferramenta de gestão de relacionamento, muito útil para empresas de todos os portes, desde startups à grandes corporações.

Aderir a um software de CRM permite que você gerencie e analise as interações com o consumidor, antecipando suas necessidades e desejos, otimizando, assim, a assertividade de campanhas para captação de novos clientes e aumento de vendas.

As plataformas de CRM reúnem e atualizam informações como nome, contato e endereço de clientes e potenciais leads, ajudando você a se envolver com eles e a obter insights para estabelecer um processo de vendas e atendimento mais ágil.

Em um primeiro momento, você deve estar pensando que o CRM não é nada mais que uma lista de contatos elaborada, entretanto, o diferencial que esse software agrega para um negócio é o fato de tornar mais eficaz a elaboração de estratégias para a interação entre o empreendimento e o seu público, uma vez que, o CRM armazena informações de visitas ao site, e-mails trocados e registro de ligações de prospecção. Dados imprescindíveis para realizar o acompanhamento e gestão de planos inteligentes para as próximas ações de vendas.

BENEFÍCIOS DO CRM

Dentro de uma rotina corrida, entre gerenciar um negócio e atender os clientes, não podemos perder nosso tempo precioso entre milhares planilhas e deixar de conciliar as atividades da empresa e o relacionamento com o público.

Hoje, o grande desafio dos empreendedores é administrar sua carteira de clientes às milhares de outras tarefas essenciais para tornar o processo de vendas eficiente. Afinal, às vezes, perdemos mais tempo tentando organizar todas as informações do processo de vendas do que executando as ações para conquistar mais clientes em si.

A partir do ponto de contato do CRM com sua equipe de vendas, é possível integrar de maneira rápida as informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras, permitindo analisar a abrangência das áreas de atuação da sua empresa.

O modo como essa plataforma utiliza as informações dos clientes faz com que, a partir de análises, seja mais fácil identificar oportunidades para o negócio.

De maneira sucinta, o CRM permite que você:

  • Rastreie ativamente e gerencie as informações da sua base de clientes;
  • Conecte toda a sua equipe de vendas a um dispositivo de informações que possibilite fácil acesso à dados de clientes atuais e potenciais clientes;
  • Capture de forma inteligente os e-mails de clientes e prospects.
  • Simplifique tarefas repetitivas para fazer um acompanhamento eficiente de seus leads;
  • Obtenha recomendações e insights instantâneos;
  • Personalize o atendimento comercial.
  • Organize a rotina e comunicação da equipe comercial
  • Integre de maneira inteligente os times de marketing e vendas
  • Fortaleça o relacionamento com o cliente

COMO O CRM FUNCIONA NA PRÁTICA?

De modo rápido, irei pontuar como funciona o CRM na prática, a partir de sua aplicação à determinadas necessidades:

Operacional & Aumento de vendas

O CRM ligado ao operacional de uma empresa torna mais rápido o modo de direcionar Leads e acompanhar oportunidades e atividades em todos os estágios de negociações de uma venda.

É possível criar e manter canais de relacionamento com seus clientes, sendo altamente recomendável incluir em seu processo atenção ao pós-venda.

Ao configurar o CRM para criar listas diárias de tarefas e acionar outros recursos, é possível organizar informações pertinentes para o aumento de vendas, captação e manutenção de clientes.

Analítico

A partir do CRM, você tem acesso a um bando de dados importantes, fazendo ser capaz se gerar relatórios para tomadas de decisões estratégicas. Com esta plataforma você conhece melhor seus clientes e pode criar um mapa de seus interesses, necessidades e hábitos.

Com a análise das informações é possível pensar em meios de personalizar o atendimento da equipe de vendas para oferecer as melhores soluções ao consumidor.

Estratégico

Após filtrar as informações obtidas e analisar o cenário da empresa aos objetivos integrados aos dados do CRM, pense estrategicamente como encontrar mais leads e criar uma ponte aos interesses do consumidor e seu serviço/produto.

Utilize o CRM para ter uma visão ampla dos seus clientes e pense nas oportunidades, forças e fraquezas do seu empreendimento.

TIPOS DE CRM: MARKETING, VENDAS, SUPORTE

Embora o CRM seja um software, o direcionamento que você dá à essa ferramenta depende muito do seu objetivo, o qual podemos classificar em 3 abordagens: Marketing, Vendas e Suporte.

CRM de Marketing

O objetivo do CRM integrado ao Marketing é oferecer a comunicação eficaz para atingir o cliente ideal.

O foco do CRM no Marketing é personalizar a interação ao consumidor integrando estratégias ao site, redes sociais e campanhas de e-mail marketing.

Para esse tipo de CRM, acompanhar o comportamento online de clientes é imprescindível, uma vez que, ao implementá-lo é possível monitorar suas interações nas mídias sociais, focando assim em conhecer seus desejos e necessidades para gerar oportunidades de vendas.

CRM de vendas

Nesta abordagem, o importante é gerenciar as tarefas da equipe de vendas para gerar contratos e, como o nome diz, oportunidades de vendas.

Aqui o direcionamento é voltado para a redução de tempo em ações burocráticas e interagir de maneira mais ativa com os clientes para fechar vendas.

Estabeleça metas, planeje atividades e acompanhe evolução do relacionamento com o cliente.

O CRM promove um ótimo subsídio para gestão e análise do processo comercial, a partir da extração de informações decisões estratégicas.

CRM de suporte

Para este tipo de CRM, o que se espera é entregar o melhor atendimento às demandas do público.

A regra para este modelo é sustentar a satisfação do cliente, através do direcionamento de esforços, mantendo as informações importantes de suporte registradas no sistema para a entrega rápida de soluções ao consumidor.

Vale ressaltar que para esta abordagem o tratamento do pós-venda é tão importante quanto a interação que ocorre antes do fechamento da venda.

Em resumo, ao adotar um CRM, seja de qual tipo for você obtém:

1. Melhor gerenciamento de indicadores

2. Atendimento personalizado ao cliente

3. Gestão de leads mais eficiente

4. Aumento de tempo de vida do cliente

Se tem interesse em adotar o CRM mas ainda não tem coragem de entrar de cabeça na plataforma..

Não embarque nessa sozinho!

Entre em contato conosco!

Vamos criar ações e treinamentos direcionados para o seu negócio .

Texto produzido por: Brena Souza

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