O marketing de influência vai te ajudar a vender mais! Saiba como identificar se essa estratégia vale para o seu negócio.

O marketing de influência vai te ajudar a vender mais!

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Saiba como identificar se essa estratégia vale para o seu negócio.

O mercado de influenciadores e produtores de conteúdo tem crescido cada vez mais, disso não restam dúvidas. Mas será que ele se adequa a todo tipo de negócio? Quando vale a pena investir nisso? Como escolher um influenciador de acordo com a sua empresa? Como e quando realizar ações com creators?

Lá em 2015, uma pesquisa da GlobalWebIndex já havia indicado que o Brasil é o terceiro país do mundo a ficar mais tempo online pelo celular. Duas coisas já se destacavam daí: o tempo e a forma de consumo. Assim, é preciso estar na palma da mão, junto da pessoa e conversando com ela.

As empresas mais inteligentes já perceberam isso e trabalham com ações de conteúdos e anúncios digitais para alcançar novos públicos. Mas ainda assim, algumas ações necessitam dos chamados influenciadores digitais, pois somente eles entregam um resultado que não se conseguiria de outra forma e no mesmo tempo. Esta é uma ação que tem ganhado cada vez espaço dentro da estratégia digital, e é conhecida como Marketing de Influência.

Muito conhecidos como Influenciadores Digitais, os criadores de conteúdo são pessoas que adquiriram autoridade e público fiel nas suas redes sociais. Eles compartilham suas vidas e histórias, criando uma relação de confiança com os seus seguidores que são sempre engajados e interessados. Associar a sua marca a um creator pode trazer resultados de sucesso, desde que seja feita com estratégia.

COMO ESCOLHER UM INFLUENCIADOR?

Marketing de Influência

Nem todo Criador de Conteúdo dialoga com o seu negócio. Imagina chamar um youtuber vegano para anunciar a sua churrascaria? Ou uma ciclista para divulgar a sua loja de carros? Entendeu onde queremos chegar?

Antes mesmo de iniciar o contato com um criador de conteúdo é importante que a empresa saiba onde o seu público está e o que espera dele. Não existe ação de marketing de sucesso que não tenha sido planejada com todo o cuidado e atenção aos detalhes, sem isso é só gasto de dinheiro e tempo.

É somente após a definição dos objetivos e resultados esperados que se pode ir atrás de um creator. Mas como fazer isso? Converse com a sua persona! Pense, em que redes ela estaria? Que conteúdos consumiria? Por quanto tempo? Em que horário?

E se você quer conhecer mais o seu público-alvo, pode perguntar diretamente para ele através de pesquisas. Isso o ajudará a chegar a uma pequena lista de nomes que tenham a ver com o seu negócio.

E como refinar mais ainda esta lista? Como passar uma peneira? Uma forma relativamente barata de fazer isso são os chamados press-kits, os tradicionais “mimos”. Você envia um produto e espera que a pessoa goste e queira compartilhar com o seu público aquilo que recebeu.

IMPORTANTE: nenhum influencer é obrigado a postar aquilo que a sua empresa mandou. Se não existe contrato, não existe nada fechado, não há como ter uma cobrança.

Mas se a pessoa postou e isso engajou o público dela ou se ela entrou em contato dizendo que gostou muito e ficou feliz de ter recebido, isso pode ser o ponto de partida de uma ação maior.

INFLUÊNCIA GERA VENDAS?

Depois que você já escolher o profissional com o qual deseja trabalhar, é hora de um convite para uma reunião na qual se apresentará detalhadamente a empresa, o objetivo da campanha de marketing e o resultado que espera obter, incluindo a forma com a qual a associação da imagem dele pode ajudar nisso. Um influenciador digital é uma mídia e, ao se associar com ele, o seu negócio estará tendo visibilidade dentro desta mídia. 

É importante ter sempre em mente que o creator está entregando conteúdo, seja ele em vídeo, texto e/ou fotos, e não deve ser medido pela sua performance em vendas. Quem vende é a empresa. 

Na hora de estruturar a campanha, o storytelling, que é a construção de uma narrativa, deve ser a ferramenta que articulará toda a comunicação com os seguidores. Ação com influenciadores é uma publicidade no formato de conteúdo, ela deve ser pensada como algo que seria dito de maneira orgânica daquela pessoa para o seu público. Uma dica amiga.

O papel do influenciador é chamar a atenção do público dele para o seu negócio, produto, empresa ou marca. E você deve estar preparado para receber este público e guia-lo na jornada de compras em direção ao fundo do funil de vendas.

MICROINFLUENCIADORES

Nem sempre é preciso associar a sua marca a um criador de conteúdo gigantesco, às vezes o chamado microinfluenciador, aquela pessoa da sua cidade e com um público na casa dos milhares e não milhões, tem um alcance mais efetivo.

Difícil de acreditar?

Um estudo de 2016 do Collective Bias revelou que 30% dos consumidores são mais propensos a realizar a compra de um produto quando ele é recomendado por um influenciador que seja nativo digital. O que isso significa? Quer dizer que é muito mais fácil aceitar a indicação daquele criador de conteúdo que já surgiu na internet e com o qual já estamos acompanhando a trajetória desde o início.

Apenas 3% dos consumidores são mais influenciados por celebridades. Por que? Elas têm um volume enorme de seguidores, mas eles vêm muito mais para saber da vida pessoal do famoso.

Creators profissionais não vendem somente a imagem, eles entregam valor e, para isso, não é necessário ser tão grande quando o assunto é base de seguidores. Basta que eles sejam fieis, engajados e genuinamente interessados no que a pessoa tem a dizer e compartilhar.

Se, por exemplo, você tem uma pizzaria que está começando a expandir a área de atuação ou abrindo uma nova unidade, chamar um criador de conteúdo local, que já dê dicas de lazer e gastronomia na cidade pode ser interessante. Quando bem-feita, essa apresentação do seu negócio ao público dele é vista como uma indicação e não como uma propaganda.

INVESTIMENTO, RETORNO E MÉTRICAS

Um estudo de 2017, do Influencer Market Hub, referência no assunto, trouxe resultados otimistas para quem pensa em associar o marketing de influência à sua estratégia. Na pesquisa, os influenciadores trazem, em média, $7,65 dólares de retorno para cada dólar investido!

Ao olhar para números como estes, é impossível não ficar animado para iniciar uma ação com criadores de conteúdo, uma vez que este é um dos métodos de aquisição online de clientes que mais tem crescido.

Porém, vá com calma!

Você já definiu que conversão você deseja? Quais são os resultados que espera? Em quanto tempo? Em que canais? O quanto deseja investir?

A etapa do planejamento é crucial para o sucesso da sua estratégia de marketing. É neste momento que você deverá se perguntar o que espera dessa ação:

  • Mais visitantes para o site;
  • Conversão de leads;
  • Conversão em vendas;
  • Aumentar a base de seguidores nas redes;
  • Fidelizar clientes;
  • Divulgar um novo produto;
  • Divulgar uma nova unidade de atendimento.

Quer tudo isso? Não vai dar. Quem quer abraçar tudo acaba não conseguindo segurar nada. Não dá para olhar todos os dados do Analytics e segmentar seus resultados. Quais são os seus KPI (indicadores-chaves de performance)?

Se o seu objetivo é aumentar as vendas em 30% a partir da ação em parceria com o influenciador, não vai ser o número de curtidas na foto o foco do seu interesse.

Muitas curtidas e comentários? Ótimo! Mas quantas compras foram finalizadas a partir do link que o creator indicou nas suas redes sociais? Quantas vendas foram realizadas usando o cupom disponibilizado para aquela ação?

Olhe para o seu funil de vendas e analise em etapa dele é possível realizar uma ação com um influenciador digital para gerar a conversão esperada.

EM RESUMO

  • Planeje suas ações;
  • Estabeleça seus objetivos;
  • Defina suas métricas para análise de resultados;
  • Conheça seu público;
  • Conheça o público do criador de conteúdo;
  • Construam a ação juntos. Ela deve parecer orgânica e não forçada.

Não embarque nessa sozinho! Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico de marketing para sua empresa! Vamos criar ações direcionadas para o seu negócio. Conheça os nossos serviços de Gestão de Marketing Digital.

Pesquisa e redação: Debb Cabral.

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