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ROI – Como você analisa seus resultados?

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Saiba como identificar se suas estratégias estão gerando lucro para o seu negócio através do ROI.

Algumas pessoas têm dificuldade de enxergar o retorno de seus investimentos, com isso, consideram o Marketing Digital um desperdício de tempo e dinheiro, seja por preconceito ou medo de avançar em novos mecanismos.

Porém, graças ao ROI você consegue analisar resultados e verificar se suas ações de Marketing estão de fato gerando lucro.

O mundo digital exige estratégia, estudo, pesquisa…

Portanto, se você não quer “rasgar dinheiro” e deseja aprender a avaliar melhor o desempenho dos seus investimentos após contratar uma agência de marketing, compreendendo os resultados das estratégias feitas para aumentar as vendas e atrair mais clientes, continue lendo este artigo.

Nele, você vai encontrar informações sobre:

  1. O que é ROI?
  2. A relação do ROI e o lucro com Marketing Digital
  3. Calculando o ROI do seu conteúdo através do Google Analytics
  4. O ROI nas etapas de Funil de Vendas

Ficou curioso? Vamos lá!

O QUE É ROI?

Primeiramente, a maneira certa de descobrir como os investimentos em Marketing devem ser feitos, é entendendo bem quais estratégias de fato dão resultados e são capazes de aproximar seu negócio de seus objetivos.

Contudo, toda ação de marketing necessita possuir algum controle, para que seja possível avaliar se o investimento de tempo e dinheiro feito por você está realmente valendo a pena.

Para isso, precisamos dos KPI’s (Indicadores Chave de Desempenho), que permitem avaliar com precisão o sucesso ou o fracasso de uma campanha.

Mas, afinal, o que é ROI?

O ROI (Retorno sobre Investimento) é justamente uma métrica KPI que no Marketing considera os aspectos quantitativos obtidos através das estratégias aplicadas, como por exemplo, o número de leads gerados, as taxas de conversão, as vendas e o lucro.

Portanto, o objetivo principal do ROI é garantir que seja possível avaliar se as ações realizadas para o marketing da sua empresa são justificadas, a fim de otimizar o investimento feito e permitindo que você saiba se está ou não com prejuízo.

E como se calcula o ROI?

Para isso, você só precisa subtrair o valor do faturamento da ação pelo custo e dividir pelos custos gerados em uma equação bem simples:

ROI = (Receita – Custo)/ Custo.

Embora fácil, esse cálculo para o Marketing Digital se dá de uma maneira um pouco diferente.

Veja a seguir!

A RELAÇÃO DO ROI E O LUCRO COM MARKETING DIGITAL

Uma campanha de Marketing Digital, dependendo do objetivo, pode ser feita a partir de estratégias de Inbound Marketing.

Uma vez que o objetivo principal do Inbound Marketing é atrair, converter, fechar e encantar novos leads em uma espécie de Funil de Vendas , ele trabalha diretamente com a atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Sendo assim, com o Inbound é possível executar diversas possibilidades na internet, aumentando o tráfego de visitantes para o seu site e atraindo novos clientes para, consequentemente, impactar no lucro da sua empresa.

O Inbound Marketing, portanto, não enfatiza apenas o encantamento através de indicadores de vaidade, como o número de likes, seguidores e compartilhamentos, mas, foca principalmente em provar o sucesso comercial do seu ROI.

E para avaliar a eficiência do conteúdo produzido para cada uma das etapas da sua estratégia de Marketing Digital com Inbound Marketing, o ROI torna possível calcular a relação do valor investido em campanhas e anúncios e o lucro gerado a partir da conversão de vendas e leads.

Uma forma bastante interessante de calcular o ROI de seus conteúdos de Inbound Marketing é através da fórmula de ROCI (Retorno sobre investimentos em Conteúdo), por meio dos seguintes dados:

ROCI = (Receita – Custo total) + Tempo que o consumidor interage com o conteúdo, multiplicado pelo Valor monetário estimado do tempo da audiência.

As duas últimas informações sobre o “Tempo de interação do Consumidor” e “Tempo de Audiência” você pode obter através do seu Google Analytics, que estão diretamente ligados a autoridade gerada pelo conteúdo produzido para a sua campanha Inbound.

CALCULANDO O ROI DO SEU CONTEÚDO ATRAVÉS DO GOOGLE ANALYTICS

A Google disponibiliza uma ferramenta de serviço gratuito chamada Google Analytics. Nela, você cadastra o site da sua empresa e passa a receber estatísticas de visitação, o que lhe permite otimizar o seu site para as campanhas de marketing.

O Analytics oferece além da taxa de visitação dos internautas, a localização geográfica do visitante e a forma como ele chegou à sua página, seja por meio de links em outros sites, através do navegador ou diretamente pelo seu endereço.

O grande potencial desta ferramenta é a aplicabilidade dos dados obtidos na internet para o direcionamento das tomadas de decisão do Marketing Digital do seu negócio. Afinal, com o relatório do Analytics você consegue definir as melhores estratégias de crescimento, ao direcioná-las de maneira assertiva para o seu público alvo.

O Google Analytics permite que você determine até 20 tipos de metas, mas relacionando as campanhas de Inbound Marketing, podemos definir as principais sendo:

  • Compras
  • Cadastro de email
  • Clique em links afiliados.
  • Clique em links de produtos.

Definidas uma ou mais destas metas é possível determinar o valor monetário a ser investido nelas. O que posteriormente nos gera os dados de “Tempo de interação do Consumidor” e o “Tempo de Audiência”, aplicados na fórmula do cálculo de ROCI.

O ROI NAS ETAPAS DE FUNIL DE VENDAS

Compreendemos que o tempo que o consumidor interage com o conteúdo da sua empresa é de extrema importância para o sucesso de suas campanhas.

Como já vimos a maneira calcular o ROI, agora vamos verificar como o ROI se estrutura a partir das etapas de Funil de Vendas.

Para atrair, converter, fechar e encantar novos clientes, através da produção de conteúdo, você precisa fazer com que o seu Lead vá percorrendo cada etapa do Funil de Vendas.

No Funil de Vendas de uma campanha de Inbound Marketing, você prepara o seu Lead seguindo as etapas de:

  1. Consciência
  2. Educação
  3. Avaliação
  4. Cliente/Venda

A Fase da Consciência é aquela onde ele tem o primeiro contato com o seu serviço ou produto, e como “a primeira impressão é a que fica”, mais do que nunca se deve investir em conteúdo rico e relevante.

A partir daí, na Fase da Educação, você passa a qualificar o seu Lead. É quando você nutre a sua base com mais informações, sendo possível avaliar quem está de fato interessado em sua solução.

Na Fase da Avaliação, seu potencial cliente está considerando sua proposta. Ele já está balançado a fechar a venda, mas ainda está pesando os pós e contras. É neste momento que o time de vendas deve entrar em ação! Você oferece mais algum conteúdo atrativo, que agregue valor a decisão final dele.

Por fim, você finalmente converteu seu Lead em Cliente! Mas após fechar a venda ou contrato ainda é preciso mantê-lo encantado, para que ele se mantenha feliz e lhe oportunize novos Leads através de indicação.

O ROI no Funil de Vendas então pode ser medido conforme cada etapa, com base no objetivo correspondente a cada fase. É, portanto, quando se avalia o ROI em termos de conversão, o número de interações necessárias para fechar uma venda e o tempo levado para percorrer todo o funil.

Ao produzir conteúdos direcionados para cada perfil de audiência que está em uma etapa específica do Funil de Vendas, você compreende o porquê de nem todo cliente ser igual.

Com todas essas informações sobre como analisar o ROI agora você entende o grande impacto que o Marketing Digital gera nas vendas da sua empresa.

Permita que seu negócio continue crescendo e gere cada vez mais lucros e vendas, contratando uma empresa de Marketing especializada em estratégias bem definidas e que se comprometa de verdade em lhe entregar resultados.

Estamos à disposição para quaisquer dúvidas!

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Texto produzido por: Brena Souza



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