Um Blog para o dia do Blog!

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Aqui na Trato, nós amamos Blogs ❤️

E é claro que não poderíamos deixar de comemorar o Dia do Blog com um Blog!

Entendemos a importância deste canal de divulgação entre empresas e clientes, então selecionamos algumas curiosidades relacionadas a esta ferramenta potencial para o Marketing de Conteúdo.

  1. BLOG
  2. A Importância do Blog para o Marketing de Conteúdo
  3. Diferença entre Site, Blog e Portal
  4. O que Blog e Marketing de Conteúdo tem a ver com vendas?

BLOG

O Dia do Blog é comemorado no dia 31.08 porque os caracteres 3108, na linguagem do “internetês” se parecem com a palavra Blog.

A expressão Blog surgiu da junção das palavras Web e Log, que viraram Weblog, o qual só posteriormente foi reduzida para Blog.

Devido a relação visual da palavra com a data, o dia 31.08  foi escolhido por blogueiros do mundo todo para realizar a divulgação de Blogs considerados interessantes aos seus leitores.

Aproveitando a rede de informações úteis, por aqui já produzimos diversos Blogs de Marketing. O que acha de comemorar o Dia do Blog com alguns de nossos conteúdos?

Leia aqui!

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DIFERENÇA ENTRE SITE, BLOG E PORTAL

Muito se fala em ter um Blog, mas sabia que ainda há confusão sobre o que ele é de fato e o confundem com outros canais de compartilhamento de informação?

Sendo assim, vamos explicar rapidinho a diferença entre os principais meios de comunicação da internet: Site, Blog e Portal.

Conheça cada um e descubra como tais opções podem se encaixar aos seus objetivos.

Site

Como espaço de informação digital, Site é um conjunto de páginas na Internet cujo principal objetivo é organizar de maneira estruturada conteúdos que devem ser acessados na rede de maneira fácil. Geralmente focam em um objetivo específico. Hoje, a maioria dos sites possuem um espaço destinado para Blog, como uma área que permite maior interatividade.

Blog

No que diz respeito a Blog, ele pode estar hospedado dentro de um site como uma área para conteúdo mais dinâmico.

A linguagem do Blog pode abordar os mais variados assuntos e segmentos, tratando de assuntos de forma séria outros de forma divertida.  Seu foco está na temática, permitindo combinações de textos, imagens, vídeos e links.

Portal

Portais são sites que possuem várias “portas”, linkando para diferentes tipos de conteúdos aglomerados, porém pautados de forma categorizada para comportar os assuntos focados no interesse de seu público-alvo.

A IMPORTÂNCIA DO BLOG PARA O MARKETING DE CONTEÚDO

Uma pergunta muito comum que vemos entre nossos clientes e grupos de pessoas que pretendem investir em Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo é “Ainda vale a pena investir tempo em Blogs?”.

A resposta é: Claro que sim!

Ter um Blog hoje em dia é ter um dos melhores canais de divulgação entre sua empresa, marca/produto e potenciais clientes. É através dele que você pode avaliar melhor sua atuação junto ao público, conhecê-lo melhor e fidelizá-lo ao seu empreendimento.

Portanto, o Blog é uma forma eficiente de Marketing de Conteúdo e interação com seu público-alvo.

O Blog aliado a suas estratégias gera diversos benefícios como:

Interatividade

A internet garante uma troca de informações entre o público, seu produto ou marca. Ninguém melhor que um cliente para fazer essa avaliação, direta e sincera através do seu conteúdo. Muitas vezes garantindo a fidelização à sua marca a partir dessa interação.

Através do Blog é possível que sua empresa divulgue seus valores, objetivos e conceitos de mercado, por exemplo.

Fidelização

Cada vez mais o público demonstra apego com determinada marca a partir das afinidades que julga importantes, dentro dos conceitos defendidos e postos em prática por uma empresa.

Importância

80% dos consumidores pesquisam um produto ou serviço em artigos ou blogs, ignorando anúncios publicitários.

23% do tempo online dos usuários é dedicado às redes sociais e Blogs.

60% dos consumidores sentem maior segurança para concluir uma compra depois de ler conteúdo desenvolvido pela empresa.

Empresas atingem até 55% mais tráfego em seus sites através de conteúdos de qualidade e chegam a realizar mais de 50% de vendas através de um Blog.

Então não há mais dúvidas que é um bom negócio que sua empresa tenha seu Blog próprio. Cresça, apareça e conquiste novos e fiéis clientes.

 

O QUE BLOG E MARKETING DE CONTEÚDO TEM A VER COM VENDAS?

A produção de Blogs, há muito tempo deixou de ser apenas um canal para a divulgação de projetos pessoais, para se tornar uma grande estratégia de Marketing Digital, que abre portas para a atração de futuros clientes por meio de métodos como Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing.

Hoje, os Blogs atuam como uma plataforma capaz de aproximar o negócio ao público através da oferta de conteúdo relevante.

Um Blog com conteúdo de qualidade gera autoridade no Google e é capaz de otimizar o ranking de um site nas buscas na Internet, para assim estar presente nas primeiras páginas de busca. Este que é um dos principais objetivos de quem investe em Marketing Digital.

Porém, para que a sua estratégia de Marketing Digital por meio do Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing seja eficaz, o Blog não deve ser produzido de maneira aleatória.

Embora a linguagem do Blog seja relativamente mais descontraída, para o foco em vendas seu texto não deve ser deveras emocional. É preciso estratégia e planejamento.

Uma vez que 73% dos brasileiros pesquisam na internet antes de tomar qualquer decisão de compra, abordar temas que ajudam o internauta a resolver suas necessidades permite você alcance tanto seu potencial quanto credibilidade à sua empresa.

Então, aproveite seus Blogs para divulgar algum serviço que você faça bem.

Planeje seu conteúdo com antecedência, mantenha uma periodicidade e analise os melhores temas que podem ajudar quem lê seu Blog e assim transformar seu internauta em cliente potencial.

Esse tipo de ação gera boas oportunidades de venda e impactam positivamente no lucro da empresa.

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